Materiais históricos e artísticos do Clube Caixeiral foram retirados do prédio nesta quarta-feira (03). Enquanto equipes de uma empresa terceirizada seguem construindo tapumes para isolar o prédio, a prefeitura de Santa Maria recolheu boa parte dos materiais que estavam no interior do edifício, o que incluiu troféus, documentos, fotos, quadros, bandeiras e objetos históricos, como livros e móveis.
Tudo foi levado para o Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, o Bombril, no Parque Itaimbé. O objetivo é evitar que esses materiais sejam ainda mais danificados pela ação do tempo, já que chove dentro do prédio do Caixeiral desde fevereiro de 2018.
Leia mais
Deni Zolin: surge uma esperança para preservar o prédio do CaixeiralDeni Zolin: remoção de telhado e isolamento do Caixeiral começam na semana que vem
– O município cumpre o seu papel de preservar a memória da cidade. Nós encontramos móveis antigos, muitos dos quais não têm condições de serem ocupados, livros raros, uma biblioteca rica, documentos, enfim, um material que precisa ser recuperado – afirma a secretária de Cultura, Rose Carneiro, que acompanhou o trabalho.
A prefeitura vai gastar R$ 300 mil para colocar os tapumes e remover o telhado, para evitar riscos aos pedestres e ao próprio prédio. No futuro, o clube terá de ressarcir os cofres públicos. O destino do Caixeiral ainda é incerto, pois o clube não tem verbas para a reconstrução do telhado. Possivelmente, será preciso alugar ou vender o prédio para bancar uma reconstrução.
Leia todos os Colunistas